Conhecida mundialmente por sua discrição e pelas ações reservadas, a maçonaria reúne em todo mundo aproximadamente 6 milhões de integrantes. É definida como uma sociedade fraternal, cultiva os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Os participantes, diga-se de passagem, somente homens recebem um convite com indicação dos membros e passam por rigorosas exigências e avaliações que aprovará ou não o ingresso do candidato na loja maçônica.
Dentre as principais exigências estão comprovações de idoneidade e também que acredite em um principio criador, livre de qualquer religião ou crença. Muito antiga a maçonaria traz histórias carregadas de fantasias que se misturam entre a realidade e místico.
Hoje no Brasil
A maçonaria está presente no Brasil desde o final do século XVIII, e teve sua primeira loja no ano de 1801. Conta hoje com aproximadamente 150 mil maçons regulares e 4.700 lojas no Brasil. Podemos dizer que a soberania no Brasil da maçonaria são as federações e confederações: Grande Oriente do Brasil, Confederação da maçonaria simbólica do Brasil e Confederação Maçônica do Brasil (COMAB). Que possuem filiais em todos os estados brasileiros.
Maçonaria no mundo
Apesar de seus milhões de membros, sofre alguns desequilíbrios de aceitação, principalmente pela falta de documentos e registros que comprovem sua história. Para os historiadores a origem mais aceita da maçonaria é que ela nasceu dos antigos construtores de igrejas e catedrais que passavam o segredo da “obra perfeita” em reuniões secretas.
Os maçons podem se reconhecer no mundo todo através de um simples aperto de mãos. E dessa forma nunca estarão desamparados, pois em cada canto do mundo existe um maçom disposto a ajudar outro.
Dentre várias explicações sobre segredos e rituais existentes na maçonaria é impossível saber o que é verdade e o que é mentira, com tantos boatos espalhados por aí é preferível acreditar que na maçonaria não existe bem ou mal, mas o correto.Fonte: http://www.zun.com.br/