Como Jogar Poker – Objetivo, Regras e Estratégias

aprender-jogar-poker-ganhar-dinheiro

Poker Texas Holdem

Texas Holdem (também hold’em ou Holdem) é o estilo de jogo mais popular de pôquer com cartas comunitárias. É também a variante de pôquer mais popular na maioria dos cassinos. Seu formato sem limite de apostas é utilizado em vários grandes eventos da World Series of Poker. Apesar de teoricamente poder ser jogado por até 22 jogadores (ou ainda 23, se não forem queimadas cartas a cada turno), é geralmente jogado por entre duas a dez pessoas. É uma das variantes do pôquer que mais preza a posição do jogador à mesa.

Origem

Não existem informações precisas sobre onde o Texas Holdem foi jogado pela primeira vez. De acordo com a lenda, os primeiros jogos foram realizados em Robstown, Texas, Estados Unidos, no início do século XX. O jogo foi introduzido em Las Vegas por um grupo de apostadores e jogadores de cartas texanos, incluindo Crandell Addington, Doyle Brunson e Amarillo Slim.

Objetivo

Como várias outras variantes do pôquer, o objetivo do Texas Holdem é ganhar o pote, isto é, ganhar a soma em dinheiro de aposta apostada pelos outros jogadores da mesa. Um pote é ganho tanto pela descida do melhor jogo de cinco cartas das sete possíveis, ou pela desistência de todos os outros jogadores por apostas não acompanhadas.

Regras

As descrições abaixo assumem familiaridade com as regras básicas do pôquer, e das mãos possíveis em cada jogo.

Estrutura da aposta

Hold ‘em é normalmente jogado usando small blinds e big blinds. Uma aposta comunitária, conhecida como ante, também pode ser utilizada em conjunto com os blinds, particularmente depois de várias rodadas em um jogo de campeonato. Um indicador do carteador é usado para representar o jogador na posição de distribuição das cartas. A cada jogada o indicador é movimentado em sentido horário, mudando a posição do carteador e dos blinds. O small blind é pago pelo jogador à esquerda do carteador, e geralmente equivale à metade do big blind. O big blind é pago pelo jogador à esquerda do small blind, e equivale à aposta mínima do jogo. Em jogos de campeonato, o preço do blind e da jogada comunitária periodicamente aumenta com o progresso do torneio. Em alguns casos, o small blind é alguma fração do big blind diferente de 50%, especialmente quando a aposta mínima possui valor ímpar. Por exemplo, quando o big blind está em 15 fichas, o valor do small blind geralmente utilizado é de 10 fichas.

Na hora de apostar (bet) o jogador pode optar por:

  1. Desistir (fold), ou seja, não apostar nada e descartar, deixando o pote para os demais jogadores disputarem.
  2. Passar (check), se ninguém apostou antes de você na rodadada em questão.Nota:se alguém apostar antes de você é necessário que faça um “chamar” (call) a aposta (pagar a aposta) ou aumentá-la (raise).
  3. Call é cobrir a aposta feita antes de você.
  4. Raise é aumentar a aposta feita antes de você.

As três maiores variações do Hold ‘em são o Hold ‘em de aposta limitada, Hold ‘em sem limite de aposta e Hold ‘em limitado pelo pote. Hold ‘em de aposta limitada é historicamente a forma mais popular do jogo em cassinos. Nele, as apostas e aumentos durante as duas primeiras rodadas de aposta devem ser iguais ao big blind. Nas outras jogadas as apostas e aumentos devem ser iguais ao dobro do big blind. Hold ‘em sem limite é a forma mais comum em torneios televisionados. Nele, os jogadores podem apostar ou aumentar qualquer valor entre o big blind e a quantia que dispõem em jogo (o chamado tudo em jogo (do inglês all-in) no jargão do jogo). No Hold ‘em limitado pelo pote, o limite das apostas e aumentos é o tamanho atual do pote.

Jogada em mãos

Uma rodada começa com cada jogador recebendo duas cartas, que são as únicas cartas que o jogador recebe individualmente. Elas somente serão mostradas se o jogador mostrar seu jogo. A mão começa com a primeira rodada de apostas, em sentido horário a partir do jogador à esquerda do big blind.

Após essa rodada, assumindo que ainda restam pelo menos dois jogadores participando, o carteador mostra o flop, que consiste em três cartas comunitárias. A seguir é feita a segunda rodada de apostas, valendo a mesma ordem de apostas da primeira rodada.

Após a rodada do flop é mostrada a quarta carta comunitária, o turn (ou fourth street), seguida da terceira rodade de apostas. Posteriormente a quinta e última carta comunitária é mostrada, o river (ou fifth street), seguida de nova rodada de apostas.

Se após a última rodada de apostas ainda restam pelo menos dois jogadores, a descida das cartas individuais é feita.

Descida das cartas

Se um jogador aposta e todos os outros desistem, o jogador remanescente ganha o pote e não precisa mostrar suas cartas. Se pelo menos dois jogadores ainda restam após a rodada final de apostas, a descida das cartas é feita. Nesse momento, cada jogador mostra suas cinco melhores cartas entre suas duas individuais e as cinco comunitárias. O jogador pode utilizar ambas as suas cartas individuais, somente uma ou até mesmo nenhuma.

Se houver empate entre jogadores na escolha da melhor mão, então o pote é divido entre eles. Caso sobre alguma ficha, ela pertencerá ao jogador participante do empate mais próximo do carteador em sentido horário.

Classificação das jogadas

 

Jogada Jogada inglesa Descrição Combinações possíveis
1 Sequência Real Royal Royal Straight Flush 5 cartas seguidas do mesmo naipe até o As 4
2 Sequência de mesmo naipe Straight Flush 5 cartas seguidas do mesmo naipe que não seja até ao As 36
3 Quadra ou poker Four of a kind Quatro cartas iguais. 624
4 Full House ou Full Hand Full House ou Full Hand Uma trinca e um par 3.744
5 Flush ou Cor Flush 5 cartas do mesmo naipe não seguidas 5.108
6 Sequência Straight 5 cartas seguidas de naipes diferentes 10.200
7 Trinca ou Trio Three of a kind 3 cartas iguais 54.912
8 Dois Pares Two Pairs 2 pares de cartas 123.552
9 Par One Pair 2 cartas iguais 1.098.240
10 Carta Alta High Card Ganha quem tiver a carta mais alta 1.302.540
Terminologia de mãos
Existem 1.326 (52 * 51 / 2) combinações diferentes para as duas cartas individuais recebidas entre as 52 do baralho. Apesar disso, como os naipes só são úteis para flushes, várias dessas combinações são indistinguíveis do ponto de vista de uma estratégia anterior ao flop. Considerando naipes como equivalentes, existem 169 (13 * 13) combinações distintas para as duas cartas individuais.
Como exemplo, apesar de J♥, J♣ e J♦ J♠ serem combinações distintas, elas são consideradas equivalentes antes do flop. Qualquer jogada com duas cartas de mesmo valor, como exemplificadas acima, são chamadas par de mão. Logo, cartas individuais 77 são chamadas par de mão de sete.
Estratégia
Não existe método simples para definir as estratégias do hold ‘em. De modo geral, a maioria dos autores recomenda uma estratégia agressiva para o jogo, o que envolve aceitar o jogo com cartas não tão boas, mas apostando e aumentando apostas frequentemente com outros jogadores agressivos. Todos os autores concordam que alterar a jogada baseado na posição do jogador é um componente importante na estratégia do jogo. Tendo em vista que a ordem das ações é geralmente a mesma em cada rodada de apostas, aqueles que jogam depois possuem mais informação que aqueles que jogam antes. Como resultado, a maioria das estratégias do pôquer encorajam a jogar menos quando estiver em posições iniciais e mais quando estiver em posições finais de aposta.
O jogo na cultura popular
Em 1998, o filme Rounders, estrelando Matt Damon e Edward Norton, mostrou um lado romântico de jogo como um estilo de vida. O Texas Holdem era o jogo mais utilizado, com a variante sem limite de apostas. O filme mostra um vídeo de uma descida de cartas clássica entre Johnny Chan e Erik Seidel da World Series of Poker de 1988.
Em 2006, em 007 Cassino Royale, parte importante do filme envolve James Bond em uma partida de Texas Holdem como o duelo com o vilão LeChiffre no casino royale de Montenegro. E quando ele ganha o Aston Martin DB5 com uma trinca de ases nas Bahamas. Curiosidade: Bond ganha de LeChiffre com um straith flush de 4 a 8 de paus.
Esporte de espectadores
O hold ‘em se tornou atração de espectadores no Reino Unido com o programa televisivo Late Night Poker, em 1999. A popularidade do programa foi muito grande, que a idéia foi repassada para programas nos Estados Unidos.
Em 2003 o jogo explodiu em popularidade nos Estados Unidos, principalmente devido à cobertura do World Series of Poker pela rede ESPN. Nesse ano a vitória foi obtida pelo inexperiente jogador de pôquer pela internet Chris Moneymaker, que obteve direito em participar no torneio após ganhar uma série de torneios online. A vitória de Moneymaker despertou grande interesse no torneio mundial, baseado na idéia de que qualquer um, inclusive um inexperiente, pode se tornar um campeão mundial.
Em 2003 houve 839 inscrições para o torneio mundial. Em 2004 esse número triplicou. A vitória desse ano foi obtida por Greg Fossilman Raymer, um jogador cujos óculos holográficos o tornou uma lenda. Em 2005 houve 5619 inscrições, para um prêmio de 7.500.000 de dólares. O ganhador, Joseph Hachem da Austrália, era um jogador semi-profissional.
Curiosidades
♠ A versão mais antiga do jogo chamava-se As-nas e surgiu na Pérsia, no século XV.
♣ Nos Estados Unidos se joga sempre com o baralho completo, qualquer que seja o número de parceiros.
♥ Não se deve blefar contra um mau jogador. Pois o mau jogador no poker é tratado como “A exceção que comprova a regra”.
♦ Pôquer, como é conhecido no Brasil, é originário da Europa e corresponde a apenas duas ou três das mais de cem modalidades praticadas nos Estados Unidos e no resto do Mundo.
♠ Pôquer vem do inglês poker, que originou-se do francês poque, que por sua vez derivou-se do alemão pochen, que significa bater.
♣ Em Agosto de 1876, Wild Bill Hickok foi assassinado a tiros no meio de um jogo de pôquer. De sua mão caíram dois pares de oito e de ases, todos de naipes pretos (paus e espadas). Essa mão passou a ser chamada “Dead man’s hand” ou “a mão do homem morto”.
♥ Muitas jogadas do poker são decididas através da carta que não participa da jogada principal do jogador, em caso de empate, chamada de carta kicker. Por exemplo: se em uma disputa dois jogadores possuem o jogo Rei, Rei, 9, 9, Ás e Rei, Rei, 9, 9, 10, tanto a carta Ás do primeiro jogador quanto a carta 10 do segundo são kickers. Nesse caso o primeiro jogador ganha, pois possui kicker mais alto. Tal fator de desempate porporciona ainda mais emoção ao jogo.
Saiba mais no site:
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Informação Diária