Quais são as melhores marcas de smartphones chineses?
Nos últimos anos os smartphones chineses vem ganhando cada vez mais força no mercado mundial e agora parece que eles realmente podem ameaçar os lideres desse setor Samsung e Apple.
Para se ter uma ideia dessa realidade, dos 5 maiores fabricantes de smartphones do mundo 3 são da China. Com soluções inovadoras, baixo custo e trabalhando fortemente para se igualar ou até mesmo superar as grandes marcas, em termos de tecnologia e desempenho, essas novas marcas vem ganhando força no cenário mundial de smartphones.
Smartphones Chineses que sempre foram relacionados com a pirataria e considerados produtos de baixa qualidade, estão a cada dia mudando essa perspectiva. É claro que ainda existe muita coisa ruim vinda da China, mas na maioria dos casos vemos aparelhos chineses utilizando materiais de boa qualidade com hardware e software de última geração, até mesmo no designe, que sempre foi um dos pontos fracos dos chineses, vemos grande evolução e cada vez mais originalidade.
Confira a lista as principais marcas chinesas:
A ZOPO faz ótimos Smartphones, com boas especificações e boa qualidade de construção. E apesar de ser pouco conhecida já está merecendo um lugar nessa lista. A empresa tem se esforçado para trazer inovações, mas ainda não chegou ao patamar de empresas como Xiaomi e Meizu.
A Lenovo é bem conhecida em todo o mundo por fazer produtos de boa qualidade, em vários seguimentos. Mas a indústria de Smartphones é uma indústria difícil e se você quiser se destacar nesta indústria você tem que apresentar um pouco mais que “apenas bom”. Apesar das criticas serem na maioria positivas em quase todos os seus aparelhos a Lenovo ainda precisa mostrar algo mais para realmente se destacar nesse mercado.
A Elephone não está entre as maiores marcas asiáticas, e também eles não fazem os melhores Smartphones. Na verdade eles visam produzir aparelhos baratos com boas especificações, mas ultimante seus Smartphones tem evoluído bastante e os mais recentes modelos já podem ser comparados com os melhores top de linha das grandes marcas. E por isso essa é uma marca que provavelmente vai crescer bastante em 2015.
Não podemos negar que essa marca criou uma maneira muito inteligente de promover-se. O sistema de ‘convidar’, que por sinal funcionou muito bem. O OnePlus só poderia ser comprado por quem tivesse um um convite, e isso certamente fez com que muito mais pessoas se interessassem pelo aparelho. A marca ficou muito popular em todo o mundo com seu modelo OnePlus One e agora todos esperamos outros belos modelos, e se vierem com a mesma qualidade essa empresa vai crescer bastante nos próximos anos.
A Oppo a pouco tempo tinha o Smartphone mais fino do mundo e também a primeira câmera rotativa motorizada. Mas não é só isso, a empresa se mostra capaz de produzir bons telefones que vem se tornando muito populares. O Find 7 foi um dos melhores telefones de 2014, e no final do ano, eles trouxeram o Oppo R5 e o Oppo N3, ambos com grande sucesso de vendas.
Ao lado da Oppo e da Xiaomi, a Meizu é uma das maiores fabricantes chinesas da atualidade, e são as que mais crescem no mercado asiático e mundial. Apresentando celulares de alto desempenho por um preço menor que de rivais. Depois do lançamento do Meizu MX4 e mais tarde o Meizu MX4 Pro essa marca realmente passou a chamar a atenção da mídia especializada do mundo todo.
Huawei Technologies, é a maior fabricante chinesa de equipamentos para redes e telefonia, eles dizem que pretendem ultrapassar a Apple no mercado mundial de Smartphones já nos próximos dois ou três anos com o lançamento de novas tecnologias. Será? Mas é certo que essa gigante ainda tem algumas cartas na manga e certamente veremos novidades em seus produtos nos próximos anos. O único problema da empresa é que ela não é focada no mercado de Smartphones, eles fabricam produtos para os mais variados setores da tecnologia.
Na primeira posição não poderia ser outra, a Xiaomi certamente é merecedora, hoje eles só perdem para Apple e Samsung. A jovem empresa está cada vez mais popular, e o maior “problema” atual da empresa é a alta demanda que está sendo um desafio para seus diretores. Outro problema que a empresa chinesa enfrenta, quem diria, é a falsificação de seus produtos que cresce a cada dia e já gera grandes prejuízos a empresa. Mas a verdade é que a Xiaomi vem crescendo de maneira assustadora ao redor do mundo. Comparando a participação de mercado da empresa entre 2013 e 2014 existe um aumento de mais de 200%.
Leia também: Top 10 Melhores sites de compras da China