Se você é um daqueles preocupados com a privacidade e a segurança de suas mensagens, agora não tem mais com o que se preocupar, pelo menos se fizer parte dos mais de um bilhão de usuários no WhatsApp.
O WhatsApp anunciou que agora contará com criptografia end-to-end (“de ponta a ponta”) para todos os tipos de mensagens enviadas na plataforma.
Enquanto as mensagens de texto já eram criptografadas no aplicativo desde 2013, chamadas de voz, fotos e vídeo agora também vão ser protegidos de modo que ninguém será capaz de acessar essas informações.
Agora que todas as formas de comunicação serão totalmente privadas no aplicativo, nem mesmo os funcionários WhatsApp serão capazes de ler os dados que são trocados. Isso significa que mesmo que o governo determine que a empresa revele esses dados, como aconteceu recentemente, eles não serão capazes de acessar nenhuma dessas conversas, porque o WhatsApp simplesmente não vai ter esta informação. Apenas o destinatário de uma mensagem será capaz de receber e visualizar as referidas mensagens.
Essa noticia tem ainda maior impacto porque vem logo após a batalha judicial entre o FBI e a Apple sobre a empresa desbloquear o iPhone do terrorista de San Bernardino.
Pode parecer que empresas como a Apple e WhatsApp estão apenas tentando impedir o trabalho dos investigadores e consequentemente a aplicação da lei, mas a criptografia de dados tem um objeto muito maior que é proteger a nossa privacidade.
Mas o fato é que esse é um assunto bastante polêmico, e ainda requer muita discussão e debate. Porque é muito perigoso restringir o trabalho da policia e da justiça pois isso poderia até por em risco a segurança nacional de todos os países. Mas por outro lado nem todos os usuários desse tipo de aplicativos são criminosos ou terroristas, pelo contrario, na grande maioria são apenas pessoas de bem querendo proteger sua privacidade e garantir a segurança de seus dados.
WhatsApp está disponível para download gratuito a partir da Apple App Store, o Google Play Store e a Microsoft Store.